Bem-vindo, quinta-feira, 18 de abril de 2024.

04/07/2016

Em tempos de crise, SINTESP faz sua parte

Diante deste cenário político-econômico cheio de incertezas e o grande desemprego da massa trabalhadora, registrados também em nossa categoria, o SINTESP está adotando algumas ações, tentando minimizar as consequências acarretadas contra o desemprego e a favor do emprego.

O SINTESP, como sindicato representante do trabalhador técnico de segurança, considera fundamental a adoção de métodos, contribuindo tanto no combate ao desemprego, como empenho na geração de novas vagas de empregos aos TSTs. Sendo assim, descrevemos algumas atividades que embora não sejam alardeadas, fazem parte do nosso cotidiano de atuação e nessas décadas de existência da entidade beneficiou centenas de companheiros.

Nas homologações, quando os TSTs comparecem junto com seu empregador, na sede ou regional do SINTESP, para formalizar sua demissão, verificamos se a empresa manteve a necessidade de dimensionamento de SESMT e, após  alguns meses, entramos em contato para apurar se a empresa substituiu o TST, ou seja, se contratou outro no lugar do demitido.

A recém criada diretoria de Ética, Trabalho e Cidadania também está realizando levantamentos sobre possíveis duplicidades de vínculos empregatícios de TSTs nas empresas, para que o profissional que esteja irregular, fique em apenas uma empresa, abrindo, assim, vaga na(s) outra(s), onde, ilegalmente, também mantinha vínculo.

Também quando nos chegam denúncias sobre empresas que, tendo a necessidade de composição de SESMT e não contrata o profissional técnico como empregado, averiguamos a veracidade da denúncia e, posteriormente, entramos em contato com a empresa, sempre de forma diplomática, para que a mesma regularize sua situação, o que, não ocorrendo após todas as tentativas, encaminhamos ao MTPS, para fiscalização.

Apesar de sermos um sindicato de trabalhadores, acontece frequentemente de empresas que são grandes contratadores, ao necessitarem, nos procurar pedindo auxílio na indicação de profissionais técnicos, ocasião em que divulgamos as vagas e até cedemos espaço em nossa sede para que façam as entrevistas.

Através de nossa atuação política também estimulamos aos órgão públicos, principalmente, prefeituras, a implantarem serviços de prevenção de acidentes aos seus trabalhadores, compondo o SESMT e, consequentemente, contratar TST.

Temos, há muitos anos, no nosso portal na internet a Bolsa de Empregos, onde tanto o associado, quanto as empresas, fazem um cadastro. Assim, as empresas tem acesso à todos os currículos cadastrados e podem anunciar suas vagas; como os associados divulgam seu currículo e tem acesso as vagas anunciadas.

Um de nossos grandes desejos, como representantes do trabalhador TST, é nos tornarmos a principal e maior fonte de divulgação de vagas para as empresas. Por isso, é fundamental que nossos representados ajudem a difundir junto ao Recrutamento e Seleção das empresas, nossa Bolsa de Empregos.

Além disso, quando nos chegam divulgação de vagas, postamos em nossa página no Facebook, para que o maior número possível de TSTs tenham acesso.

Marcos Antonio de Almeida Ribeiro

Presidente do SINTESP