Bem-vindo, terça-feira, 16 de abril de 2024.

10/07/2019

Reduzir em 90% as NRs ? Uma piada de mau gosto

A pretensão de revogação de 90% das normas de segurança do trabalho, equivale a “QUERER MATAR O DOENTE PARA CURAR A DOENÇA”.

Mais uma vez, estamos à beira de um desmonte nas questões de segurança e saúde no trabalho. Não é de hoje que os representantes patronais investem contra as legislações tanto trabalhista quanto prevencionista, jogando pesado contra a massa trabalhadora tentando retirar direitos conquistados com muita luta e muito suor pelo movimento sindical brasileiro. Também pudera, o poder do capital é muito forte, pois com todos os artifícios que dispõem a seu favor, podendo, com isto, admitir e demitir trabalhadores quando quiserem e, sendo assim, pressionam de forma até mesmo cruel, principalmente quando chegamos ao ponto onde estamos, que é, sem dúvida alguma, a falta de empregos.

Com esses argumentos utilizados pelo capital, hoje estamos as vésperas de um total desmonte de uma das principais ferramentas que foram utilizadas para a redução drástica dos acidentes de trabalho em que nosso país se encontrava, pois éramos, nos anos 70, o País que mais acidentava trabalhadores, tendo, inclusive, a interferência de órgãos internacionais para que se implantasse medidas para a redução destes acidentes, dando origem ao nosso modelo de SESMT.

Ao longo dessas quatro décadas, este modelo implantado que está sendo desqualificado atualmente com discursos populistas, reduziu-se de 17 para 2% da massa trabalhadora acidentada, configurando como possível maior avanço nas relações do trabalho que se conhece, apesar de ainda sermos o quarto pior país do mundo em acidentes e doenças do trabalho, o que sinaliza a necessidade de modernização e evolução constante das ações preventivas.

Neste momento, as comunidades prevencionistas e os bons empregadores sabem perfeitamente DE ONDE VIEMOS, E PARA ONDE QUEREMOS IR, o que não justifica tomadas de posição de tamanha importância por "paraquedistas" DE PLANTÃO, BANALIZANDO a VIDA e SAÚDE de milhares de trabalhadores, que são a razão da construção das riquezas tão defendidas pelos capitalistas.

Portanto, a desregulamentação representa um retrocesso injustificado “não devemos permitir a morte de trabalhadores com a morte das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho”.