Bem-vindo, terça-feira, 19 de março de 2024.

11/11/2013

FENATEST muda rumo para fortalecer a categoria

A FENATEST - Federação Nacional dos Técnicos de Segurança reuniu dirigentes de 19 estados que representam a nossa categoria de Técnicos de Segurança do Trabalho em reunião nos dias 25 e 26 de outubro em São Paulo, para debater e deliberar sobre o estatuto da FENATEST e construção do plano estratégico de trabalho, ocasião em que foram debatidas experiências que agregam valores para o fortalecimento da nossa federação e sindicatos da base.

Este momento era esperado por um bom tempo, tendo como base o esforço do atual presidente para minimizar as divergências que vinha corroendo a nossa federação, considerando que o antigo Estatuto induzia desagregação entre sindicatos e Estados, afirma Armando Henrique, presidente da FENATEST.

Os trabalhos de reforma do Estatuto foram conduzidos com base no mais amplo e possível critério democrático e participativo, com a constituição de uma comissão relatora composta por 5 presidentes de sindicatos das 5 regiões do Brasil, que debateram e aprovaram o novo texto, ao longo de 20 horas consecutivas de trabalho.

Vejam os princípios aprovados:

1. Democráticos; não subordinação engessada a outras corporações que não seja da nossa organização profissional; resguardo do interesse coletivo;

2. Obediência aos princípios constitucional e legislação complementar vigente;

3. Textos de fácil compreensão e sem redundâncias;

4. Defesa da representatividade irmanadas de sustentação da base da categoria profissional;

5. Sem clientelismo, casuísmo e/ou bairrismo;

6. Enxuto;

7. Sem redundância com leis superiores e harmonia das organizações nas bases das unidades federativas;

8. Passados 2 anos e 6 meses da atual gestão, constatamos que:

a) Quatro diretores nem sabiam que fazem parte da diretoria;

b) Cinco diretores não sabiam seus cargos;

c) O atual estatuto estabelece a composição da diretoria com cinquenta diretores e mais vinte e três representantes no conselho de presidentes, constituído em uma quantidade absolutamente improdutiva, incompatível com a estrutura da Federação (setenta e três cargos);

d) Não está previsto no estatuto a obrigação de constituição de fórum com a participação deste mais de setenta diretores, (proposta) realizar no mínimo uma reunião por ano: Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Conselho de Representantes e a cada dois anos realizar uma Convenção da Diretoria com todos os diretores e conselho de representantes;

9. Limitação de uma reeleição consecutiva para todos os cargos

10. Condição para ser candidato a diretor: dois anos de exercício da profissão, exercer mandato sindical na base;

11. Eliminar os cargos de 2º vice-presidente executivo, secretários regionais e respectivos suplentes; coerência na quantidade da composição da diretoria considerando os custos e benefícios; vida longa para o próximo estatuto.

“Além dos novos princípios aprovados, debatemos e aprovamos o plano estratégico de trabalho com mais de 50 demandas represadas, mantendo como prioridade absoluta a busca do CONSELHO DE CLASSE - CONFETEST que, à luz da mudança de rumo da nossa Federação, nos propiciará o crescimento e fortalecimento que nossa categoria merece”, afirmou Amando Henrique.

Voltar para Notícias Notícias relacionadas