Com espírito de renovação, FENATEST empossa nova diretoria para a gestão 2014 a 2018

Dia 12 de maio de 2014 pode ser considerado um divisor de águas na história da FENATEST – Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Neste dia, quando ocorreu a eleição da Diretoria para a gestão 2014 a 2018, o grito de vitória finalmente saiu da garganta de muitos que almejavam mudanças nas ações e planos de trabalhos da entidade, pois a Chapa Renovação, encabeçada por Armando Henrique, ganhou a eleição com um número representativo de votos. Ao final da votação, confirmado presidente da entidade, Armando Henrique teve a satisfação de empossar a nova diretoria durante cerimônia realizada no Hotel Excelsior, no centro da cidade de São Paulo.
Para participar da mesa de abertura foram convidados Wilson Wanderley Vieira, presidente do Sintec - SP – Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo, da Fentec – Federação Nacional dos Técnicos Industriais e vice-presidente da CNTL – Confederação Nacional dos Profissionais Liberais; Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional da Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical; Washington Maradona, da UGT – União Geral dos Trabalhadores; Marcos Antonio Ribeiro, presidente do SINTESP; e Armando Henrique, presidente eleito da FENATEST.

Em suas palavras, Arnaldo Gonçalves destacou a importância da proposta da FENATEST, em nível nacional, para ajudar a acabar com os altos índices de acidentes que os trabalhadores sofrem constantemente. “Os TST´s têm um papel fundamental para mudar esse quadro e nas mãos de Armando Henrique, certamente a Federação irá desenvolver um trabalho de conscientização junto aos trabalhadores e a população de que cuidem do que existe de mais importante que é a sua saúde, pois sem saúde não tem trabalho. Essa federação já trabalha neste sentido e agora tenho certeza de que irá trabalhar muito mais”, declarou.
No decorrer da cerimônia, o evento contou com a presença especial de Ricardo Patah, presidente da UGT, que parabenizou Armando Henrique e toda sua diretoria lembrando que o momento representava a superação de muitas adversidades que eles enfrentaram ao longo do tempo. “Infelizmente, ainda são poucos aqueles que valorizam a segurança e saúde do trabalhador e isso, a meu ver, é fundamental, pois trata da vida das pessoas e percebemos que aqueles dirigentes que estão diuturnamente nesta atividade muitas vezes não são compreendidos, mas é exatamente graças a vocês que estamos tendo a chance de construirmos um país melhor. Em nome da UGT cumprimento a todos e desejo uma ótima gestão à nova diretoria”, pontuou. Em seguida Maradona também parabenizou o presidente da FENATEST e seus diretores, avaliando que os Técnicos de Segurança do Trabalho estão sendo muito bem representados dentro da federação com sua nova diretoria. “O único lado é o do trabalhador, que é o que vocês adotaram e, certamente, vão fazer um excelente trabalho. Desejo sucesso nesta renovação”, ressaltou.

No papel de anfitrião do evento, o presidente do SINTESP, Marquinhos, representou os presidentes de todos os sindicatos de Técnicos de Segurança do Trabalho do Brasil na solenidade e era também um dos mais entusiasmados com a vitória. Ele fez questão de agradecer a todos os presidentes presentes que somaram para este momento único da entidade. “Gostaria, primeiramente, de agradecer a Deus por esta grande vitória que obtivemos hoje e agradecer também a presença de todos os presidentes que aqui estão, que lutaram, que permaneceram unidos para que tivéssemos essa vitória tão importante, porque não é uma vitória para desmerecer ninguém, mas, sim, uma vitória para crescer, para unir, porque a nossa categoria precisa de união e que estejamos cada dia mais juntos, então, considero este momento muito importante e esta data vai ficar marcada em nosso coração porque hoje foi a libertação dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Brasil”, declarou.
Para Marquinhos, este grupo que assume a nova gestão não é melhor que nenhum outro, mas é um grupo que vai fazer a diferença em prol dos profissionais da área. “Nós vamos cobrar do companheiro Armando, nós vamos fazer com que essa federação faça o melhor para a categoria porque nós precisamos fazer com que o TST, seja ele de São Paulo ou lá do Piauí, tenha o mesmo valor”, comentou. Marcos informou que para isso a entidade irá buscar a unicidade. “Esta data marca a nossa libertação. Essa luta começou com 13 estados que se posicionaram pelo desejo de mudanças, com o objetivo de fazer a renovação porque era uma condição imprescindível para alavancar a entidade. Com base na ousadia tivemos as atitudes tão necessárias para fazer valer o trabalho em prol da mudança e sair da prisão da mesmice que a federação se encontrava todos esses anos. Hoje, nós conseguimos, quebramos a corrente e aproveito para salientar que todos os presidentes dos sindicatos de outros estados podem contar com São Paulo, pois não somos melhores que nenhum deles, simplesmente só estamos melhor localizados e, hoje, temos uma quantidade maior de profissionais, mas nós vamos estar juntos com o menor e vamos fazer o menor ser maior também porque vamos lutar juntos. Vamos dar as mãos e vamos lutar em sintonia porque quem vai ganhar é a categoria!”, avaliou.

O presidente do Sintec/Fentec, Wilson Wanderley, contou que tem acompanhado de perto a luta da federação por mudanças todos esses anos e ficou muito satisfeito em ver essa busca de concretizar com mais força nesta eleição. “A categoria dos técnicos é muito importante e essa nossa convivência é fundamental, pois estamos juntos nas empresas e hoje estamos com a bandeira, que é uma bandeira antiga em prol do conselho dos técnicos industriais como também é a dos técnicos de segurança do trabalho e dos técnicos agrícolas”, informou. Wilson aproveitou para dizer que as entidades estão tentando uma união para ter um conselho de classe único, no qual terão por volta de 1 milhão de profissionais. “Pedimos para todos que participem conosco, pois estamos na expectativa do projeto de conselho ir para a Casa Civil e em seguida ir para o congresso para que eles aprovem. Somos todos técnicos, é uma categoria equivalente, estamos juntos nas empresas e esta, com certeza, será uma grande oportunidade para conquistarmos nosso conselho”, observou.
Antes de empossar Armando Henrique e seus diretores, Wilson desejou sucesso a nova diretoria da FENATEST. “Que vocês alcancem o que está sendo planejado e almejado”, expressou.
Armando Henrique, muito emocionado, deu continuidade à solenidade conferindo a posse para os diretores que compõem a gestão 2014 a 2018. Veja a lista completa abaixo.
Em seu discurso Armando destacou que para ele este dia era talvez um dos mais especiais como trabalhador, como gestor e um cidadão que faz a sua parte. Ele fez diversos agradecimentos, em especial a sua família, que acompanhou sua luta e compreendeu todo seu envolvimento nesse processo. “Há 20 anos fundamos a federação, porém, infelizmente, começamos a organização debaixo de um processo de conflito e que trouxe muitos desgastes para todos nós e para algumas pessoas, em especial, nestes últimos anos”, afirmou. Contando um pouco da história da entidade, Armando observou que muitas vezes teve que assumir certos papéis que não o levaram a situações tão fáceis, mas que nunca pensou em desistir. “Sabemos que ao longo do tempo construímos muito apesar das divergências internas e tivemos uma evolução muitas vezes mais positiva que negativa. Poderíamos ter evoluído muito mais e se não evoluímos o suficiente isso se deve um pouco também a nossa culpa por falta, muitas vezes, de determinação, de foco, até de um pouco de experiência, mas isso não é um acontecimento involuntário, pois costumo dizer que só erra quem faz, por isso não tenho vergonha de falar que erro de vez em quando e assumo o erro”, disse Armando.
Segundo ele, o dia 12 de maio de 2014, para a organização profissional, passa a ser um marco realmente. “Hoje conseguimos vislumbrar uma unicidade nacional, sem ressentimentos, com a voz da unidade, focando o coletivo, preservando o aspecto democrático, os princípios da legalidade e, acima de tudo, os princípios da moral, que foi o que me norteou a vida toda. Eu tenho uma bandeira que é baseada em três alicerces: a ética, a competência e a dignidade e tenho certeza meus companheiros e companheiras que esses três alicerces serão praticados na nossa federação daqui pra frente como sempre foi na nossa experiência de vida”.
Como presidente eleito, Armando, mais uma vez, ressaltou que a demanda nº 1 da FENATEST é o conselho de classe e falou sobre a parceria com o Sintec. “Ao longo desses anos tivemos várias formas de buscá-lo e agora surgiu a grande novidade de fazermos uma fusão com os técnicos industriais, os técnicos de segurança e os técnicos em agronomia, por meio do nosso companheiro Wilson, e que nos sinaliza a possibilidade de um novo rumo em prol da consolidação do nosso conselho. Este momento da eleição serviu para fazermos uma discussão não formal e, salvo engano, acredito que há, sim, uma aceitação de nossos dirigentes sindicais de todo o Brasil em buscar essa alternativa junto com os técnicos industriais e agrônomos”, complementou. Ele aproveitou o momento para falar do compromisso com o Sintec e demais entidades envolvidas de juntas alavancarem essa bandeira e, quiçá, ter o conselho de classe em breve.
A solenidade de posse da FENATEST contou com a parceria das entidades Animaseg, Braseg e da Editora Atlas.
1 |
Diretor Presidente |
ARMANDO HENRIQUE |
2 |
Diretor 1º Vice Presidente |
ALDEMIR ALMARAL MONTENEGRO FILHO |
3 |
Diretor 2º Vice Presidente |
ADIR DE SOUZA |
4 |
Diretor 1º Secretário Geral |
JOAO CARLOS FIGUEIRA |
5 |
Diretor 2º Secretário Geral |
ANA PAULA LIMA LEYNDECKER |
6 |
Diretor 1º Tesoureiro |
ARISTEU LAZARO SALVADOR |
7 |
Diretor 2º Tesoureiro |
MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA RIBEIRO |
8 |
Diretor de Assuntos Internacionais |
JOSUE CORREA DO NASCIMENTO |
9 |
Diretor A.C.e Orientação Sindical |
JOAO JODACY BARBOSA DE QUEIROZ |
10 |
Diretor de Patrimônio |
WALTER DE SOUZA MONTEIRO |
11 |
Diretora de Trabalho e Previdência |
JAZIEL ARISTIDES DE CARVALHO |
12 |
Diretor da Promoção Social |
ANDRE LUIZ FERREIRA |
13 |
Suplente da Diretoria |
EMERSON LUIZ DA SILVA |
14 |
Suplente da Diretoria |
MARLENE DA LUZ |
15 |
Suplente da Diretoria |
FRANCISCO BARBOSA DE SOUSA NETO |
16 |
Suplente da Diretoria |
SEBASTIKÃO FERREIRA DA SILVA |
17 |
Suplente da Diretoria |
IGOR XAVIER PEREIRA DA SILVA |
18 |
Suplente da Diretoria |
ORFEU MARTINS |
19 |
Suplente da Diretoria |
MARIO GOMES FERREIRA |
20 |
Suplente da Diretoria |
EDELTRUDO MALDONADO MOREIRA |
21 |
Suplente da Diretoria |
ALZENIR DE S. SANTOS |
22 |
Suplente da Diretoria |
AMADOR CARLOS DOS SANTOS JUNIOR |
23 |
Suplente da Diretoria |
HEITOR DOMINGUES DE OLIVEIRA |
24 |
Suplente da Diretoria |
JOSE TELES DOS SANTOS |
25 |
Dir. Efetiva do Conselho Fiscal |
JORGE GIMENEZ BERRUEZO |
26 |
Dir. Efetivo do Conselho Fiscal |
MOACIR ODRIA RODRIGUES |
27 |
Dir. Efetivo do Conselho Fiscal |
JOSVALDO MARIA DOS ANJOS |
28 |
Dir. Suplente do Conselho Fiscal |
HOMERO TADEU BETTI |
29 |
Dir. Suplente do Conselho Fiscal |
CECILIO AGUIAR ROSA |
30 |
Dir. Suplente do Conselho Fiscal |
RIVALENO SALES DE ANDRADE |
31 |
Dir. Vice Presidente da R. Nordeste |
VALDIR OLIVEIRA DOS SANTOS |
32 |
Dir. Vice Presidente da R. Norte |
JUSSINETE CESAR DE OLIVEIRA |
33 |
Dir. Vice Presidente da R. C. Oeste |
GERALDO ANANIAS PACHECO |
34 |
Dir. Vice Presidente da R. Sudeste |
COSMO PALASIO DE MORAES JR |
35 |
Dir. Vice Presidente da R. Sul |
ELIZEU DE OLIVEIRA FREITAS |
36 |
Dir. Vice Presid. da R. Nordeste -Suplente |
JORGE SANTOS DA SILVA |
37 |
Dir. Vice Presid. da R. Norte -Suplente |
LUIS ANTONIO MENDES ALVES |
38 |
Dir. Vice Presid. da R. C. Oeste -Suplente |
JORGE DA SILVA MARTINS |
39 |
Dir. Vice Presid. da R. Sudeste -Suplente |
SELMA ROSSANA SILVA |
40 |
Dir. Vice Presidente da R. Sul -Suplente |
SERGIO LUIZ DAL BO |
41 |
Dir. Sec. Regional da Reg. Nordeste |
CLEBEVAL EMIDIO |
42 |
Dir. Sec. Regional da Reg. Norte |
ANTONIO TAVARES DA SILVA |
43 |
Dir. Sec. Regional da Reg. C. Oeste |
REINALDO DAS COSTA PEREIRA |
44 |
Dir. Sec. Regional da Reg. Sudeste |
VALDIZAR ALBUQUERQUE DA SILVA |
45 |
Dir. Sec. Regional da Reg. Sul |
AMILTON DE JESUS ANTUNES |
46 |
Dir. Sec. Reg. da Reg. Nordeste-Suplente |
ADEILTON SENA DOS SANTOS |
47 |
Dir. Sec. Reg. da Reg. Norte -Suplente |
REGINALDO PEREIRA DA SILVA |
48 |
Dir. Sec. Reg. da Reg. C. Oeste -Suplente |
SERGIO LUIZ TEIXEIRA MIRANDA |
49 |
Dir.etor Séc. Reg. da R. Sudeste -Suplente |
JULIO JORDÃO |
50 |
Dir. Sec. Reg. da Reg. Sul - Suplente |
OLIVIO GUSTAVO CONTE |
1 |
Delegado Representante Efetivo - (CNTC) |
ARMANDO HENRIQUE |
3 |
Delegado Representante Efetivo - (CNTC) |
ADIR DE SOUZA |
7 |
Delegado Representante Suplente - (CNTC) |
MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA RIBEIRO |
36 |
Delegado Representante Suplente - (CNTC) |
JAZIEL ARISTIDES DE CARVALHO |