logoSintesp

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO


Ética, competência, dignidade e compromisso com a categoria


Bem-vindo, segunda-feira, 11 de dezembro de 2017.

Logo Fenatest Logo Força Sindical
29/07/2014

Dia do SESMT - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho


Dia do SESMT – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Mais uma vez o SINTESP promoveu o seu tradicional evento em homenagem aos profissionais que compõem o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, que este ano, completou 42 anos de existência

 

Com o lema “Na defesa da Segurança e Saúde dos Trabalhadores”, o SINTESP, em parceria com a Apaest – Associação Paulista de Engenharia de Segurança do Trabalho em São Paulo, realizou, no dia 25 de julho de 2014, na sede do CRC – Conselho Regional de Contabilidade, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, SP, o seu tradicional evento comemorativo pelo Dia do SESMT - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre Técnicos de Segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Enfermeiros, Médicos do Trabalho e especialistas do setor.

 

Instituído dia 27 de julho de 1972, pela Portaria 3.237, o SESMT surgiu pela necessidade de reduzir os índices de acidentes do trabalho e, desde então, mesmo com os inúmeros desafios enfrentados, seus profissionais têm contribuído para ajudar na ampliação da cultura prevencionista e conscientização dos trabalhadores nas empresas. Rogério da Silva, diretor do SINTESP e assessor técnico da área de SST da Força Sindical Nacional, no papel de mestre de cerimônias do evento, agradeceu, primeiramente, ao CRC pela parceria ao ceder sua casa para receber os profissionais do setor neste dia tão especial em comemoração aos 42 anos do SESMT. “Nosso agradecimento, em nome de todas as categorias que compõem o SESMT, esse serviço tão especial que é uma ferramenta da sociedade e não só da empresa, porque tem como elemento fundamental a proteção da segurança e saúde do trabalhador e isso significa benefício social e não, exclusivamente, voltado só para o mundo do trabalho, pois o SESMT é da sociedade e para a sociedade”, pontuou Rogério.

 

Dia do SESMT – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Para compor a mesa de abertura foram convidados Sebastião Ferreira da Silva, secretário geral do SINTESP, que representou o presidente licenciado Marcos Antonio Ribeiro; Armando Henrique, presidente da Fenatest; Marcos Antonio da Silva, representante da Força Sindical São Paulo e vice-presidente da Força Sindical; Cleonice Caetano de Souza, secretaria nacional de Segurança e Saúde do Trabalho da UGT; Luiz Roberto de Oliveira, presidente da Apaest; Zuher Handar, presidente da Anamt – Associação Nacional dos Médicos de Trabalho; Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Segurança e Saúde do Trabalho da Força Sindical; e Tamami Ikuno, diretora da Anent - Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho. Foram citadas as presenças especiais de Raul Casanova Junior, diretor executivo da Animaseg - Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho; Antonio Javier Salan Marcos, presidente da APMT - Associação Paulista de Medicina do Trabalho; e Leonídio Francisco Ribeiro Filho, presidente da OBESST – Organização Brasileira das Entidades de Segurança e Saúde no Trabalho e do Meio Ambiente.

 

Atuar para o fortalecimento do SESMT foi a palavra de ordem na mesa. Além disso, a necessidade de união entre as entidades que representam os profissionais do SESMT e um maior engajamento das pessoas envolvidas com o setor de segurança e saúde do trabalho para alcançarmos melhores resultados no campo da prevenção contra acidentes e doenças do trabalho foram fatores unânimes mencionados nos discursos. Sebastião aproveitou o momento para comentar sobre as eleições com “DNA Prevencionista” este ano, uma vez que a categoria de SST terá dois candidatos disputando os cargos de deputado estadual e deputado federal por São Paulo. “Eles serão a nossa voz no legislativo, pois temos que ter pessoas da nossa categoria nos representando, caso contrário, dificilmente iremos atingir as metas necessárias em prol da segurança e saúde do trabalhador”, declarou.

 

O início da solenidade foi marcada por uma homenagem póstuma a um dos grandes baluartes do setor de segurança e saúde do trabalho, Álvaro Zócchio, falecido no início do mês de julho. Técnico de Segurança do Trabalho exemplar, professor e grande defensor da categoria, Zócchio deixou um grande legado para todo o setor prevencionista, conforme mencionou Sebastião ao entregar a placa de honra ao mérito para ‘Álvaro Zocchio 2’, primo dele presente na solenidade. Sebastião salientou que Zócchio sempre será uma grande referência para nós. “Os primeiros materiais de consulta que tivemos foi graças a esse homem, incansável, dedicado e, que, acima de tudo, sempre procurou fazer o seu melhor para o trabalhador. Os profissionais da área, independente do que são, certamente, são muito agradecidos por tudo que Zócchio fez, então nada mais oportuno estarmos lembrando dele neste momento. Portanto, o legado de Zócchio foi para toda a família do SESMT e estamos homenageando alguém que mereceu e merece todo o nosso apreço”, afirmou Sebastião.

 

Mantendo sua tradição, na sequência o SINTESP prestou sua homenagem aos profissionais que são referências no SESMT: Zuher Handar, presidente da Anamt – Associação Nacional dos Médicos de Trabalho, foi homenageado como Médico do Trabalho; Tamami Ikuno, diretora da Anent - Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, recebeu o mérito como Enfermeira do Trabalho; Luiz Roberto de Oliveira, presidente da Apaest - Associação Paulista de Engenharia de Segurança do Trabalho, foi congraçado como Engenheiro do Trabalho; e Juliano Tinoco, recebeu a homenagem como Técnico de Segurança do Trabalho.

 

Na continuidade da programação foi apresentado o Painel das representações do SESMT: “O Impacto da Proposta da Nova NR-1 (Norma de Gestão) no atual modelo de SESMT”, com os representantes da Fenatest, Armando Henrique; da Anent, Tamami Ikuno; da Anamt, Zuher Handar; e da Anest, Luiz Roberto. Os participantes discorreram sobre o papel de cada entidade, suas visões e considerações sobre a proposta de alteração da NR-1, que está em consulta pública até dia 24 de setembro. Entre prós e contras todos concordam que a norma tem que atender, sobretudo, a premissa de que o trabalhador é a parte mais importante no contexto e promover a qualidade, a saúde e a segurança é a principal demonstração de respeito à vida do trabalhador, além de atender toda a sociedade. Como resultado do debate, os especialistas propuseram a realização de um fórum nacional sobre Segurança e Saúde do Trabalho com a participação de todas as entidades que representam os profissionais do SESMT, em reunião conjunta a ser definida em breve.

 

O evento no auditório contou ainda com a apresentação do StandUp Comedy sobre SST e o Mundo do Trabalho, com o Técnico de Segurança do Trabalho e diretor do SINTESP, José Antonio da Silva, que de forma muito divertida mostrou a importância de darmos atenção para as nossas necessidades pessoais e respeitarmos nossos limites em prol de uma vida mais harmoniosa junto à nossa família e repleta de bem-estar e sucesso profissional.

 

Para encerrar, a homenagem ao SESMT foi coroada com uma grande confraternização no foyer social do CRC, onde foi servido um suntuoso brunch acompanhado de um bolo de aniversário em celebração aos 42 anos deste serviço primordial nos ambientes de trabalho. A festa contou também com sorteios de brindes, cujos apoiadores, este ano, foram as empresas Palmolive e Mavaro, além de Armando Henrique que doou dois exemplares do seu livro “Técnico de Segurança do Trabalho – Os Paradigmas de uma Profissão”.

 

Voltar para Notícias