Bem-vindo, sexta-feira, 18 de agosto de 2017.

10/04/2016

SINTESP inicia ação para identificar a duplicidade de registro de TSTs em ambientes de trabalho

A Diretoria de Ética, Cidadania e Trabalho, sob a coordenação do diretor Cosmo Palasio, iniciou nesta sexta-feira, dia 8 de abril de 2016, uma ação para identificar a duplicidade de registro de profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho atuando em ambientes de trabalho.

Segundo Cosmo, o objetivo é identificar profissionais da categoria que insistem em descumprir a legislação possuindo registro de trabalho em duas ou mais empresas. “E o sindicato, como entidade cidadã, tem a obrigação, também de contribuir para ou com a sociedade, então, as verificações são para checar se o técnico de segurança realmente está dando a assistência no local onde está registrado”, explica.

A primeira ação aconteceu num canteiro de obras, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, com a participação do diretor Cosmo; do presidente do SINTESP, Marquinhos; e do diretor de Comunicação e Marketing, Rene Alves Cavalcanti. Eles foram recebidos pela técnica de segurança, A. C., formada há cinco anos e atuante neste canteiro há cerca de um ano. Marquinhos explicou o objetivo da iniciativa e ressaltou a importância do sindicato atuar em prol da ética profissional, conversando diretamente com os profissionais, conhecendo os ambientes de trabalho e buscando ajudá-los de forma mais específica.

Cosmo também ressaltou a importância deste trabalho e que o SINTESP, a partir disso, vai criar um canal de aproximação com o profissional.

A técnica foi muito receptiva e elogiou a iniciativa do SINTESP. “É bom que vocês saibam, na prática, as condições que os técnicos trabalham. Hoje, nesta obra, eu tenho uma condição muito favorável, sou privilegiada, mas sei que tem técnicos que não tem essa facilidade e que não conseguem aplicar a segurança do trabalho porque não tem o apoio necessário da direção, assim como existem muitos ambientes de trabalho que são engessados, entre outros problemas, e eles não conseguem fazer melhorias para a empresa e para os trabalhadores”, disse.

Ela ressaltou também a importância dessas visitas para que os técnicos saibam que podem contar com o sindicato, pois muitos não participam dos eventos, dos cursos, não se atualizam e acabam criando uma distância da realidade do setor. Ela contou sobre o funcionamento da empresa e sua relação com os técnicos das empresas terceirizadas, mostrando uma interatividade positiva.

Segundo Cosmo, essa é apenas uma das diversas ações que estamos iniciando para cuidar desse assunto e também ao mesmo tempo estar mais próximos dos nossos profissionais. “A nossa expectativa é que os profissionais nos ajudem com informações e denúncias sobre esse tipo de pratica e outras incorretas através do endereço eletrônico etica@sintesp.org.br – todas as informações recebidas são tratadas com absoluto sigilo”, declara.