Bem-vindo, segunda-feira, 23 de outubro de 2017.

26/07/2015

SINTESP participou da 29ª Reunião do Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador

O objetivo do SINTESP foi dar sua contribuição em assuntos relevantes relacionados à segurança e saúde do trabalhador

As Centrais Sindicais realizaram, dia 17 de julho de 2015, a 29ª Reunião do Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador das Centrais Sindicais, na sede do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos. Os assuntos debatidos na pauta foram: Plansat - Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, posicionamento e proposta da bancada dos trabalhadores; NR-12, desdobramento na Câmara dos Deputados e Portaria do M.T.E., NR-15 (anexo 08 – vibrações) encaminhamentos CTPP e Jurídico; Fator Acidentário de Prevenção – FAP (apresentação do MPS para FNSTCS); aproximar as Centrais Sindicais e Sindicatos às políticas e iniciativas do Sesi e Senai; PLs em tramitação, apresentados pelo Fórum; Reuniões e eventos: 33ª Reunião do CTSST; Seminário Internacional de SST (DIEESE); 15ª Conferência Nacional de Saúde e 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito – de 18 e 19 /11/ 2015, em Brasília/DF.

Na ocasião, o SINTESP marcou presença com o diretor Sebastião Ferreira, que reforçou a participação do sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho com o objetivo de discutir assuntos relevantes relacionados à segurança e saúde do trabalhador.

Para Sebastião, os assuntos tratados na reunião, como o Plansat, a NR-12, o FAP e a aproximação com o Sesi, foram importantes para avaliar possíveis parcerias para a formação do trabalho decente. “Assuntos como estes irão influenciar a vida dos trabalhadores e, consequentemente, vão impactar diretamente as ações da nossa categoria como um todo”, apontou.

Dos temas discutidos, na visão de Sebastião, a questão da NR 12 foi uma das mais relevantes. “Considerando as últimas ações visando a suspensão da NR-12 por parte dos representantes patronais, depois de aprovada por consenso na comissão tripartite, está sendo construída uma carta denúncia, que após ser submetida à aprovação das lideranças das Centrais Sindicais, será encaminhada para a OIT – Organização Internacional do Trabalho”, contou.

Além da carta que será endereçada à OIT, destacando a preocupação do Fórum quanto as negociações tripartite, foi sugerida a realização de oficinas das centrais participantes do Grupo de Trabalho para discussão do FAP, com o objetivo de definirem o posicionamento da bancada dos trabalhadores.

Assessoria de Comunicação SINTESP