Bem-vindo, sábado, 24 de junho de 2017.

02/12/2016

TSTs são agraciados com Comenda de Honra ao Mérito de SST

O mês de dezembro começou com festa para a categoria dos Técnicos de Segurança do Trabalho. No 1º dia do mês, 1 de dezembro, durante solenidade de entrega da Comenda de Honra ao Mérito SST 2016, promovida pela Animaseg  - Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho, no hotel Meliá Paulista, em São Paulo, SP, os TSTs Élcio Pires e Wilson Célio Maioli foram anunciados como os mais novos Comendadores do setor. As láureas foram entregues por Marcos Antonio Ribeiro, presidente do SINTESP; e Armando Henrique, presidente da FENATEST, durante a solenidade de premiação.

A Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho é uma homenagem concedida aos profissionais de segurança e saúde no trabalho, com mais de 30 anos no setor, que fizeram trabalhos relevantes e comprovados em prol da sociedade, hoje indicados pelas entidades profissionais mais importantes do setor, e escolhidos por uma comissão formada por Comendadores de SST.

Elcio Pires, que é diretor financeiro do SINTESP, foi reconhecido pela sua atuação desde 1980, colaborando com diversas empresas no setor de SST, realizando treinamentos em diversos níveis, implantação de Cipa, Brigadas de Incêndio, PPRA, entre outros; e elaboração de Sipat, eventos e campanhas de prevenção contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, implementação e treinamento para elaboração do Mapa de Riscos Ambientais, acompanhamento do controle, distribuição, desenvolvimento de novos EPIs e EPCs, membro na Comissão Nacional de Trabalho Tripartite - CNTT NR-13 – Vasos sobre Pressão, Caldeiras e Tubulações, e representando o SINTESP no Comusan-SP - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; membro participante do CB-24 - Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, da ABNT; sócio-proprietário e diretor técnico da Fire Work Serviços S/C Ltda. – Centro de Treinamentos de Emergências e Brigadas de Incêndio, entre outras atribuições.

Para ele, todo o trabalho que os técnicos realizam tem como principal finalidade alcançar o melhor nível de segurança e saúde no trabalho, visando a preservação da integridade e da vida do trabalhador. Élcio destacou que a Comenda de Honra ao Mérito de SST é muito importante porque cria motivações e seus premiados servem de inspiração para que outros profissionais atuem com base nas melhores práticas profissionais.

“Minha mensagem neste momento importante para a minha carreira como TST é que tenhamos, cada vez mais, uma consciência plena em relação a nossa responsabilidade e nosso compromisso como prevencionistas para que alcancemos, com o nosso trabalho, ações que venham trazer benefícios à vida do trabalhador, para que ele sinta a importância que tem não apenas como ferramenta de trabalho, mas como uma pessoa que faz parte de uma sociedade e que essa sociedade possa ser perfeita dentro de todos os contextos”, declarou Élcio.

O TST Wilson Célio Maioli obteve o destaque este ano pelo fato de exercer a profissão desde 1984 em diversas empresas. Ele coordenou e ministrou cursos sobre Segurança e Saúde do Trabalho no Senac São Paulo há mais de 20 anos; também na Rede Objetivo, Unidade de Birigui, e na Unigama, em Promissão.

É professor e palestrante em diversas disciplinas de Educação para Segurança e Saúde do Trabalho; bem como instrutor teórico e prático responsável pelo desenvolvimento de vários cursos de Cipa, operadores de empilhadeira, máquinas pesadas, entre outras atividades. Além disso, apresenta aulas e palestras em diversas instituições relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho, sendo autor de todas apostilas dos cursos ministrados. Maioli também é o idealizador e diretor do Portal Norminha e da revista digital Norminha, que é enviada para mais de 2,5 milhões de profissionais em todo Brasil.

Wilson Maioli expressou seu sentimento de alegria em receber esta comenda. “É uma honra profissional e uma gratidão imensa. É uma força que recebo não só para mim, mas para todos os Técnicos de Segurança do Trabalho, de saber que tem uma entidade como a Animaseg nos reconhecendo os TSTs por suas contribuições ao longo de 30 anos de prestação de serviços”, destacou.

Maioli considera, ainda, que a comenda é um grande incentivo para toda a categoria, uma vez que motiva para que os TSTs possam se empenhar cada vez mais na área, desenvolvendo um trabalho de alto nível em prol da SST.

Além dos TSTs, a Animaseg também homenageou os profissionais que há mais de 30 anos fazem a diferença no setor nas categorias Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança, Ergonomista do Trabalho, Higienista do Trabalho, Médico do Trabalho, e Empresários do Setor.

Assessoria de Imprensa SINTESP