logoSintesp

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO


Ética, competência, dignidade e compromisso com a categoria


Bem-vindo, segunda-feira, 26 de junho de 2017.

Logo Fenatest Logo Força Sindical
02/01/2014

Ministério do Trabalho e UnB criam Observatório das Migrações


Especialistas irão estudar os fenômenos migratórios internacionais



O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), e a Universidade de Brasília (UNB) vão atuar em conjunto para aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno migratório internacional brasileiro nas suas principais vertentes: imigração, emigração e migração de retorno, por meio do Observatório das Migrações.



As informações servirão para definir, executar e avaliar políticas destinadas à temática das migrações internacionais como um valor agregado para o desenvolvimento do País. Entre as suas atribuições estará a criação, manutenção e disponibilização de uma base de dados que facilite a análise das migrações internacionais.



Além disso, o observatório irá coordenar grupos e centros de pesquisas especializados no fenômeno migratório internacional, com o intuito de formar uma rede acadêmica sobre os estudos migratórios, que será consolidada mediante a assinatura de protocolos que contemplem o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a difusão de publicações sobre as migrações.



O ministério e a UnB firmaram, na última sexta-feira (27), um termo de cooperação que cria o Observatório das Migrações, que subsidiará o conselho com dados e informações para a elaboração de políticas públicas migratórias.



Dados

Será produzido um relatório anual sobre as principais características do fenômeno migratório brasileiro, além da divulgação, edição e distribuição de pesquisas, estudos e publicações sobre o fenômeno migratório brasileiro. Também será realizado um seminário anual com pesquisadores e agentes da sociedade civil, além da criação de redes acadêmicas especializadas nas migrações.



O observatório divulgará boletins periódicos contendo informação atualizada sobre o contexto das migrações no Brasil, além de informações específicas para subsidiar os debates no âmbito do Conselho Nacional de Imigração sobre a formulação de políticas migratórias.



Fonte: Portal Brasil/MTE

Voltar para Notícias