Bem-vindo, sexta-feira, 18 de agosto de 2017.

06/10/2014

No Brasil

O mês de outubro é conhecido mundialmente como “Outubro Rosa”, momento no qual a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, se transforma numa forte campanha, com a realização de diversos eventos e manifestações que buscam alertar as pessoas sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença e os riscos que a doença pode trazer.

O Ministério da Saúde apresentou um balanço das mamografias feitas no País entre 2011 e 2012: houve aumento de 16% na quantidade de exames realizados, passando de 1.839.411 para 2.139.238. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi 21%, mas a intenção é que este número cresça mais ainda.

Lembrando que o exame é o mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas, além de exames clínicos e laboratoriais que auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.

Pelo mundo

O nome – bastante conhecido – aderiu à cor rosa devido ao laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Para chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença, algumas cidades iluminaram seus principais edifícios e monumentos históricos com luzes cor-de-rosa.

Mirdes alerta

Segundo a diretora do SINTESP Mirdes de Oliveira, responsável pela Diretoria da Diversidade, a conscientização para a prevenção do câncer da mama pode salvar muitas vidas, pois este câncer tem cura na grande maioria dos casos quando detectado de forma precoce.

A campanha internacional termina, com alcance cada vez maior no Brasil e em todo mundo, mas, alerta a Mirdes, que a divulgação dessa conscientização deve continuar permanentemente, e conclui:

Não somente mulheres, mas, homens também devem se cuidar, e, falando em homens, lembro que se iniciará em novembro a campanha "Novembro Azul” com o foco na prevenção ao câncer de próstata”.