logoSintesp

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO


Ética, competência, dignidade e compromisso com a categoria


Bem-vindo, quarta-feira, 23 de agosto de 2017.

Logo Fenatest Logo Força Sindical
25/09/2013

Diretores do SINTESP participam de encontros de sáude do trabalhador em sindicatos filiados da força sindical


Presidente Rolf, Adonai, Eduardo e Rogério, no momento de sua palestra em Joinville Presidente Rolf, Adonai, Eduardo e Rogério, no momento de sua palestra em Joinville

A Força Sindical, por meio de suas secretarias de Saúde e Segurança do Trabalho (estadual Santa Catarina e Nacional), promoveu encontros de Saúde do Trabalhador em Santa Catarina, nas cidades de Joinville e Araranguá, que aconteceram respectivamente nos dias 20 e 23 de setembro de 2013.



Segundo Luiz de Bittencourte, que é especialista em Saúde do Trabalhador, diretor do Sinditherme (Sindicato de trabalhadores da indústria de refrigeração de Joinville) e secretário estadual de saúde do trabalhador da Força Sindical - SC, os encontros objetivaram levar, além do conhecimento, a capacitação e a sensibilização dos participantes sobre a importância da saúde do trabalhador.



O primeiro encontro que aconteceu na cidade de Joinville - sede do Sinditherme -, contou com a participação de trabalhadores, profissionais do SESMT, dirigentes sindicais, representantes do Cerest e dos empregadores. Na abertura, realizada pelo presidente da entidade, Rolf Decher, foi destacada a importância da transparência nas ações voltadas à saúde do trabalhador, com objetivos e interesses únicos, que retratam o trabalho decente, a produção eficiente, como elementos somatórios para a qualidade de vida, envolvendo além dos trabalhadores, os empregadores e outros atores sociais envolvidos.



Rogério (esquerda), Eduardo e Adonai, durante sua abordagem, em Araranguá Rogério (esquerda), Eduardo e Adonai, durante sua abordagem, em Araranguá

Já o encontro em Araranguá (região sul de Santa Catarina), reuniu trabalhadores das indústrias do Fumo da região sul do Estado e da alimentação. Participaram cipeiros, integrantes do SESMT, dirigentes sindicais, e representantes dos empregadores. A mesa de abertura foi composta por Ivone Simas, 1ª secretária de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical, Luiz de Bittencourte e Vilmar Antonio de Faveiri, presidente do SITIFURSC - Sindicato dos Trabalhadores na Ind. do Fumo da Região Sul de Santa Catarina.



Em ambos os eventos participaram os palestrantes Rogério de Jesus Santos - técnico de segurança do trabalho, diretor do SINTESP, assessor da Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical; Eduardo Bonfim da Silva, especialista em Saúde do Trabalhador, coordenador técnico do DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho); Valdir Santos de Lima, técnico de segurança, professor de Ergonomia, e mestre de formação de formadores, diretor jurídico do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre - RS (Sindec) e 1º Secretário Estadual de Saúde do Trabalhador da Força Sindical – RS; e Adonai Ribeiro – técnico de segurança, diretor do SINTESP, especialista nas áreas de Ergonomia e de Tecnologia e Educação a Distância, coordenador técnico de segurança do trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes.



Rogério durante palestra em Araranguá Rogério durante palestra em Araranguá

As explanações focaram a conjuntura da Saúde do Trabalhador no Brasil; o papel do Sindicato na promoção de políticas públicas; e a Importância da CIPA e do SESMT no ambiente de trabalho, à luz do entendimento político sindical, além de outros assuntos ligados - direta ou indiretamente - aos temas.



Os presidentes dos sindicatos envolvidos, Rolf Decher, do Sinditherme (Joinville) e Vilmar Antonio de Faveiri, do SITIFURSC (região sul de Santa Catarina) se mostraram otimistas, motivados pelas repercussões causadas, que já demonstram potenciais possibilidades de desenvolvimento de ações futuras, que poderão em muito contribuir para a saúde do trabalhador nas regiões envolvidas.



Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, relata que essas ações refletem a importância da Força Sindical na multiplicação, em todo território nacional, de trabalhos que contemplam a saúde do trabalhador, objetivando a disseminação da consciência política em torno dessa área tão importante, e finaliza: “sabemos da importância dessas ações e do nosso papel de multiplicadores e facilitadores, e, por isso, estaremos sempre dispostos a colaborar com as secretarias estaduais e sindicatos filiados de todo Brasil. Podem contar conosco.”



Voltar para Notícias