Bem-vindo, segunda-feira, 26 de junho de 2017.

07/08/2015

15º Encimesp: Encontro foi sucesso total!

O SINTESP vem realizando ao longo dos anos o evento CIPASSAT – Ciclo de Palestras Multiprofissional de Segurança e Saúde no Trabalho, com diversos encontros ao longo da Expo Proteção, a exemplo desta edição de 05 a 07 de agosto.

Dentre esses eventos, o SINTESP realiza o ENETEST / Encontro Estadual dos TSTs e Comemoração ao dia do SESMT (dia 07), e tem desenvolvido parcerias com Sindicatos de Trabalhadores e, no dia 05 foi realizado o 6° ENEC - Encontro Estadual de Cipeiros a Construção Civil de São Paulo e, no dia seguinte (06) aconteceu o 15º ENCIMESP – Encontro de Cipeiros Metalúrgicos de São Paulo.

O ENCIMESP trouxe cerca de 250 cipeiros metalúrgicos e técnicos em segurança do trabalho para participar desta 15º edição do Encontro, já tradicional em São Paulo, teve como foco a importância da prevenção aos riscos de acidentes e doenças do trabalho e ressaltou a parceria entre cipeiros e técnicos em segurança na busca de objetivos comuns para a melhoria das condições de trabalho.

Falaram na abertura do evento os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos, Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, diretor do departamento, que ressaltou a participação dos cipeiros no encontro e destacou que a informação pode construir mais ações positivas nos locais de trabalho e afirmou: “A gente precisa aprender a olhar para o trabalho como determinante no processo de saúde e doença do trabalho. Só vamos eliminar o risco se a gente conhecer o risco”. Também falou a diretora Leninha, diretora do Departamento da Mulher, que lembrou “a luta dos trabalhadores na contramão da história, que cultua o lucro e não a segurança. Sabemos que muitas empresas melhoraram suas condições de trabalho, mas só estão nesse patamar pelo trabalho árduo dos cipeiros”.

O evento abordou os temas: “A atuação do técnico de Segurança do Trabalho junto aos cipeiros”, com palestra proferida por Marcos Antonio A. Ribeiro, presidente do SINTESP, "A saúde dos trabalhadores Metalúrgicos”, com Eduardo Bonfim (técnico do Diesat); ”Saúde do Trabalhador e a Ação Sindical”, tratada por Ricardo de Melo Tamashiro (técnico do Dieese) e “O papel do Sindicato na Saúde do Trabalhador”, proferido por Rogério de Jesus Santos (assessor da SSST da Força Sindical).

Durante o encontro os participantes tiveram tempo específico para responderem a questionários sobre riscos ambientais e ergonomia, parte de um trabalho de pesquisas em fase de desenvolvimento pelo DSST do Sindicato, que será publicado futuramente.

Os trabalhos do evento e da pesquisa foram organizados pelo DSST (departamento de Saúde do Trabalhador) do Sindicato, cuja equipe é formada pelos técnicos Adonai Ribeiro - também diretor do SINTESP -, Bruno de Oliveira, Tamires Cardozo e Francis Braz, e as administrativas Vilma, Thais e Érica, além dos diretores e assessores do Sindicato.

Fotos: Jaelcio Santana

Visite galeria de fotos 15º Encimesp: Metalúrgicos de SP na Expo-Proteção