Bem-vindo, quarta-feira, 18 de outubro de 2017.

29/10/2015

Novembro Azul é o mês de conscientização e prevenção do Câncer de Próstata

Com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção, o SINTESP apoia a campanha nacional de conscientização

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. E desses, um em cada 34 irá morrer da doença. A estimativa é de que, em 2015, cerca de 68 mil novos casos sejam diagnosticados, isto é, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. Em 2011, para se ter uma ideia, houve um óbito a cada 40 minutos, por câncer de próstata.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. A próstata normalmente começa a crescer de tamanho a partir dos 40 anos. E o câncer de próstata acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada, isto é, uma mutação de células da próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para iniciar a prevenção para a doença. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra, fumantes, obesos) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.

A diretora Mirdes de Oliveira, responsável pela pasta da Diversidade do SINTESP, destaca o engajamento do sindicato em prol desta campanha nacional. “Nosso foco são os profissionais TST´s, visando promover a qualidade de vida. É fundamental que os homens se conscientizem da importância de fazer o exame preventivo”, declara.

Com o mote “cuidar da saúde também é coisa de homem”, o site www.novembroazul.com.br, idealizado pelo Instituto Lado a Lado, traz diversas informações e orientações sobre o tema.