Bem-vindo, quinta-feira, 15 de novembro de 2018.

01/01/2018

SINTESP ganha mais dois Comendadores de Segurança e Saúde do Trabalho

Nos 10 anos de entrega de uma das láureas mais importantes do setor de SST, Marcos A. Ribeiro, o Marquinhos; e Jorge Gimenez Berruezo, presidente e diretor do SINTESP, respectivamente, para orgulho da categoria, conquistaram a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde do Trabalho 2017

A Animaseg - Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho, e a Abraseg – Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho, realizaram, no dia 5 de dezembro, no Hotel Meliá Paulista, em São Paulo, a tradicional homenagem aos profissionais que há mais de 30 anos fazem a diferença no setor com a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde do Trabalho e as melhores empresas em segurança e saúde do trabalho em 2017.

Esta edição se fez mais especial ainda por marcar os 10 anos de entrega da Comenda, que foi criada em 2008 por iniciativa da Animaseg. Na época, as Normas Regulamentadoras completavam 30 anos de publicação e a Animaseg 30 anos de fundação, por isso surgiu a ideia de prestar uma grande homenagem aos profissionais que atuam no setor e são baluartes em prol das ações de SST: empresários do setor, Enfermeiros do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Fisioterapeutas do Trabalho, Higienistas Ocupacionais, Médicos do Trabalho e Técnicos de Segurança do Trabalho,. Desde 2016, a Abraseg, considerando a importância dessa iniciativa, se juntou à Animaseg na promoção do evento. Hoje, já temos nos Brasil 186 Comendadores em SST, formando um grupo seleto de profissionais de destaque nos setores de Segurança e Saúde do Trabalho, que realmente foram os criadores que trabalharam para a formação da cultura prevencionista no Brasil.

Para José Geraldo Brasil, presidente da Animaseg, este é o momento mais importante do ano para o segmento, por ser a oportunidade em que todos os atores atuantes na SST se reúnem para homenagear aqueles que por mais de 30 anos se dedicam a essa causa tão relevante à segurança e saúde dos trabalhadores do nosso país. “São profissionais de várias especialidades que nesta noite festiva são distinguidos com a comenda da Honra da Segurança e Saúde do Trabalho”, afirmou. Ele ressaltou que a Animaseg e a Abraseg promovem esse evento junto com as entidades profissionais de cada setor, cujos representantes são responsáveis por indicar os profissionais e estes são selecionados pela Comissão de Comendadores. “Os novos comendadores foram distinguidos por suas entidades profissionais e reconhecidos como pessoas de destaques pelos atuais comendadores. Sintam-se profundamente homenageados”, declarou.

Esse é o 10º ano de realização da Comenda. José Geraldo lembra que a iniciativa já conta com 186 comendadores até a presente data e que a partir dela se somam mais 14 novos comendadores. “Sou honrado por ser um deles. Como já estamos no 10º ano da Comenda e pelo fato dos agraciados terem mais de 30 anos exercendo suas profissões no dia a dia, estamos falando de 40 anos de transformações no mercado de segurança do trabalho em nosso país. Os comendadores participam e participaram, por exemplo, da elaboração das NRs e as colocaram em prática. Realmente são heróis invisíveis e merecedores desse reconhecimento”, refletiu.

Além da Comenda aos profissionais, a Animaseg e Abraseg distinguem também as melhores empresas em SST nos mais variados setores e riscos. “Nesta noite estamos laureando as empresas de cinco setores eleitos. É um reconhecimento importante, relevante, para o nosso setor, num momento em que o país vive e que nós, profissionais, trabalhamos com humildade, com sabedoria e com a busca constante de mais conhecimento, não medimos esforços para fazer o que é de mais sagrado em nossa vida e que dedicamos à saúde e segurança dos trabalhadores. Então, estamos aqui vivendo uma ocasião muito especial e que a partir dela tenhamos muitos mais motivos para celebrar nosso papel em prol da SST”, finalizou José Geraldo.

Nesta 10ª edição, a categoria dos Técnicos de Segurança do Trabalho foi representada pelo presidente do SINTESP, Marcos A. Ribeiro, o Marquinhos; e Jorge Gimenez Berruezo, diretor do SINTESP, que se juntaram ao seleto grupo da Comenda de Honra ao Mérito de SST.

Para Jorge Gimenez Berruezo, receber a Comenda é uma gratificação. “Ser lembrado pela categoria pelas ações que já fizemos é uma maneira de consolidar a nossa luta e trabalho por tantos anos de dedicação. É motivo de muita felicidade, principalmente, por receber essa homenagem em vida. É muito gratificante!.

Marquinhos, por sua vez, elogiou a iniciativa por parte da Animaseg e Abraseg, pela excelente organização do evento e pela oportunidade de fazer os profissionais e empresas modelos no setor de SST conquistarem um reconhecimento tão importante no mercado. “Receber essa Comenda é um reconhecimento muito valioso e motivador para continuar lutando e em busca de novas conquistas para os TSTs. Gostaria de salientar que ser condecorado, ter um título de Comendador é um orgulho muito grande porque trilhei o caminho sempre do lado do bem, construí minha carreira profissional em prol da SST, junto com a entidade, pois eu sei que ela precisa do meu apoio, do meu trabalho. Tudo isso retorna na forma dessas homenagens, o que me deixa muito contente e emocionado”, ressaltou.

Ass. Imprensa SINTESP