Bem-vindo, segunda-feira, 26 de junho de 2017.

06/07/2016

SINTESP visita a CET (Companhia de Engenharia do Tráfego)

TSTs devem estar preparados e atentos para a necessidade de informar e instruir os trabalhadores quanto as práticas adequadas e seguras nos deslocamentos

Com o objetivo de identificar oportunidades conjuntas na direção da prevenção de acidentes, no dia 01 de junho de 2016, o diretor de Ética, Cidadania e Trabalho do SINTESP, Cosmo Palasio de Moraes Jr.,  reuniu-se com a supervisora do Departamento de Educação para Condutores da Companhia de Engenharia de Trafego – CET-SP, Ilana Berezovsky. Na oportunidade foi mencionada a importância do profissional Técnico de Segurança do Trabalho como multiplicador nos locais de trabalho e que os acidentes – sejam eles com qual tipo de veículo forem – são tratados na legislação como acidentes de trajeto.

“É importante que os Técnicos de Segurança do Trabalho estejam preparados e atentos para a necessidade de informar e instruir os trabalhadores quanto as práticas adequadas e seguras nos deslocamentos”, afirma Cosmo Palasio. Ele ressalta ainda que há necessidade de chamarmos a atenção para o uso cada vez maior da bicicleta para ir ao trabalho, como, também, o imenso aumento no uso da motocicletas, já que a frota de motos cresceu 170% nos últimos 10 anos no Brasil. “Nós, os profissionais de segurança não podemos e nem vamos nos furtar da nossa responsabilidade em relação a questão dos acidentes, sejam eles nos locais de trabalho ou a caminho dele”, observa Cosmo.

Na ocasião, o SINTESP recebeu mil cartilhas do ciclista - material orientativo que será disponibilizado aos profissionais que visitam a sede do SINTESP, e que servirá como base para elaboração de treinamentos, diálogos de segurança e até mesmo procedimentos. “Quando orientamos ou preparamos um Técnico de Segurança, temos a certeza de que pelo menos 100 trabalhadores serão orientados”, lembrou Cosmo Palasio.  Além disso, ele informa que estas cartilhas, que podem ser usadas em SIPATs ou outras campanhas nas empresas, podem ser solicitadas gratuitamente junto a CET.

Cosmo destaca que um outro aspecto importante a ser comentado são os cursos realizados pela CET – tanto no modo presencial como a distância, com temas tais como Família em Trânsito - Cidadania e Qualidade de Vida; Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Pilotagem Segura; Pedalar com Segurança; Sustentabilidade e Trânsito, entre outros. Os cursos a distância podem ser acessados através do endereço http://www.cetsp.com.br/consultas/educacao/ensino-a-distancia.aspx

“Na modalidade presencial é importante destacarmos o curso `Pilotagem Segura` (aperfeiçoamento de motociclistas) e `Direção Defensiva e Primeiros Socorros (aperfeiçoamento para motoristas) também gratuitos”, salienta o diretor. Mais informações e datas podem ser obtidos através do endereço eletrônico  dco2@cetsp.com.br

Cosmo Palasio recomenda também visitar ao Portal Educacional Interativo - http://educacao.cetsp.com.br – no qual estão disponíveis diversos materiais e informações pertinentes à educação para o trânsito, inclusive com jogos interativos.