logoSintesp

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO


Ética, competência, dignidade e compromisso com a categoria



Novo número Whatsapp: (11) 94760-3156

Bem-vindo, quinta-feira, 28 de março de 2024.

Logo Força Sindical
14/08/2017

45 anos de SESMT


SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

 

Mais uma vez comemoramos o aniversário de Implantação do SESMT. Este ano completamos os 45 anos de criação dos "Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho". Para consolidar esta marca importante, nos reunimos para mais uma grande confraternização no dia 27 de Julho, na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, juntamente com todos os atores que compõem esta Equipe Multidisciplinar, que foi criada justamente para trabalhar em favor da integridade física e saúde de todos os trabalhadores.

 

Já é uma tradição o SINTESP, como sempre comprometido nas questões de Segurança e Saúde do Trabalhador, realizar, com os demais profissionais do SESMT, um dia de homenagens e reflexões sobre nosso papel de agentes multiplicadores, procurando criar, dentro das organizações públicas e privadas, uma cultura prevencionista e, ao mesmo tempo, nos colocarmos na vanguarda da defesa da integridade física e qualidade da saúde dos trabalhadores e nos ambientes de trabalho.

 

Desde a criação deste Serviço Especializado, que ocorreu no ano de 1972, época em que o nosso país já havia se consagrado como tricampeão mundial de futebol, recebemos também, nesta mesma década, um malfadado título: o de campeão mundial de acidentes do trabalho, atingindo a marca de mais de 1 milhão e 700 mil  acidentes. Após a criação do SESMT pudemos comprovar, através de dados estatísticos, que houve uma significativa redução em relação às ocorrências de acidentes, que refletiram também para diminuir as mazelas sociais tais como: mortes, mutilações, sequelas e doenças ocupacionais, que causaram tantas dores e sofrimentos aos familiares destes acidentados, impactando diretamente no custo Brasil.

 

Atualmente, estamos sentindo na pele os efeitos de algumas mudanças controversas, como as reformas realizadas pela classe política, aprovando a lei da Terceirização total dos trabalhadores nos ambientes de trabalho; a Reforma Trabalhista, que retira em grande parte os direitos adquiridos há tempos para a salvaguarda da segurança e saúde dos trabalhadores e, para completar, notamos o descaso para com os representantes dos trabalhadores, que são os sindicatos por categoria, e com isso, agora, mais do que nunca, torna-se necessária a União entre todos os profissionais integrantes do SESMT: Engenheiros de Segurança, Médicos do Trabalho, Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagens e, nós, os Técnicos de Segurança do Trabalho. Este é um momento em que precisamos dar as mãos e andarmos lado a lado para que possamos, dentro de um processo de melhoria contínua, avançar cada vez mais na gestão e solução dos problemas envolvendo a Segurança e Saúde de todos os trabalhadores.

 

Em nosso evento comemorativo ficou claro que essas reformas irão nos prejudicar e até mesmo causar rupturas irrecuperáveis na área de Segurança e Saúde do Trabalho. Todos os presentes demonstraram suas preocupações e parabenizaram o SINTESP por abordar esse tema no evento, uma vez que a carência de informações tem causado muitas dúvidas entre os profissionais da categoria. Portanto, salientamos que é fundamental o TST estar atento à essas mudanças e mais participativo em nossas ações, pois unidos somos fortes e mais preparados para vencermos todos esses desafios!

 

 

 



Voltar para Editoriais