02/12/2016

A profissão que cloca a vida do trabalhador em primeiro lugar

Marcos Antonio Ribeiro

Presidente

Caros prevencionistas técnicos de segurança do trabalho, mais um ano se passou e já estamos em novembro novamente, mês este em que comemoramos o dia do principal Profissional Prevencionista, o Técnico de Segurança do Trabalho. Principal prevencionista não porque seja mais importante que os demais, mas principal, por estar mais presente nos locais de trabalho e o mais atuante dos profissionais da área.

Temos que enaltecer este trabalhador prevencionista, pois antes de seu aparecimento, nosso país se destacava como aquele que mais matava e mutilava trabalhadores, sendo o primeiro país no ranking de acidentes de trabalho.

Agora, podemos dizer que, através do nosso trabalho de conscientização, que está sendo realizado à duras penas, por estarmos num país que, infelizmente, ainda vê as questões de Segurança e Saúde como despesas e não como investimento, nosso Brasil não está mais na liderança dos países que mais acidentes do trabalho provocam.

Como não podíamos deixar de mencionar, nosso Sindicato, que representa esta tão nobre categoria, desde a sua fundação, vem obtendo, ano a ano, o reconhecimento e a valorização de seu trabalho diante de seus representados e também da sociedade.

Infelizmente, diante de uma recessão gravíssima que nos assolou nestes últimos anos, tivemos que conviver com uma grande massa de profissionais técnicos de segurança sendo demitidos de seus postos de trabalho, causando não só desemprego em nossa categoria, como o desamparo da massa trabalhadora, que ficou à mercê das condições de insegurança e a saúde precárias nos locais de trabalho.

Em contrapartida, são nestes momentos de crise que temos que pensar em alternativas. Em sendo assim, o SINTESP tem promovido, durante este ano, a abordagem do tema Empreendedorismo, para que os nossos representados percebam que o emprego formal não é a única forma de atuação profissional, e que o Técnico de Segurança do Trabalho também pode exercer seu papel, preenchendo uma lacuna muito importante nas micro e pequenas empresas, que não são obrigadas a constituir SESMT, mas estão obrigadas ao cumprimento das demais normas prevencionistas.

Como o Técnico de Segurança tem em seu perfil a resiliência e a persistência, esperamos e desejamos que todos os nossos representados tenham um excelente ano de 2017, com muitas conquistas e realizações. Esses são os votos de todos os funcionários e diretores do SINTESP.