Bem-vindo, quinta-feira, 28 de março de 2024.

19/11/2014

Ações ousadas do SINTESP visam a valorização contínua do TST

Desde nossa posse, em 2013, destacamos que iríamos ousar ao fazer coisas diferentes para o nosso sindicato de forma que a nossa categoria pudesse verificar, sentir o trabalho que vem sendo desenvolvido. Desde então, estamos desenvolvendo algumas atividades que merecem atenção e, neste ano de 2014, tivemos algumas ações importantes a comentar:

A primeira delas foi o lançamento da Revista 2º PASSO, que veio com o intuito de levar até o nosso profissional informações sobre a área do Técnico de Segurança do Trabalho, claro, que não esquecendo e envolvendo outras informações e atividades relacionadas aos demais profissionais, sendo a revista um produto que atenda as necessidades de todos os profissionais de SESMT e, além disso, com uma linguagem clara e objetiva que tenha documentos que falam do dia a dia profissional e a atuação voltada a esses trabalhadores.

Outra ousadia que já estava programada para acontecer desde que adquirimos nossa sede diz respeito a um desejo muito grande de estruturar nosso espaço de uma forma bastante profissional, ou seja, proporcionar uma sede estruturada com todas as características que possam facilitar os itens que compõem a nossa rotina de trabalho, as instalações, mobiliários, ou seja, tudo dentro dos padrões de legais de acessibilidade e conforto. Para isso, em Novembro já iniciamos a primeira etapa, que é a reforma de um dos lados do nosso sindicato, a qual pretendemos entregar até março de 2015.

Outro item seria um projeto político do sindicato do Técnico de Segurança do Trabalho. Esse projeto político foi colocado em prática em 2014, com a candidatura de dois Técnicos de Segurança da Diretoria do SINTESP, um para Deputado Federal "Marcos Antônio Ribeiro", e outro para Deputado Estadual "Valdizar Albuquerque", por meio do qual obtivemos bastante experiência, participamos do pleito, bem como foi muito importante pautar a SST para uma Gestão Pública também e, infelizmente, por falta de recursos não conseguimos levar a mensagem à categoria e não tivemos a quantidade de votos suficientes para nos elegermos.

Em 2013 e 2014 tivemos algumas demandas importantes quanto a regulamentação. O caso da NR18, sobre a qual tivemos alguns avanços em prol da categoria dos técnicos e, claro, que visando, sobretudo, o trabalhador. Ainda alerta com a NR1, que no bojo desta NR continha algumas ‘pegadinhas’ que podem prejudicar a nossa categoria e até mesmo o trabalhador, na qual também fizemos um trabalho mais apurado e estamos dando a nossa contribuição para que isso não venha acontecer em mais nenhuma norma regulamentadora.

E neste mês tão especial para nós, comemoramos o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. Certos que todos podem sempre se orgulhar muito pela profissão que exercemos e certos que o SINTESP estará sempre trabalhando para que tenhamos, cada vez mais, o respeito e valorização que nossa profissão merece.

Marcos Antonio de Almeida Ribeiro