logoSintesp

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO


Ética, competência, dignidade e compromisso com a categoria



Novo número Whatsapp: (11) 94760-3156

Bem-vindo, quinta-feira, 28 de março de 2024.

Logo Força Sindical
30/05/2017

Nanotecnologia é discutida na CTPP


 

A nanotecnologia pode ser considerada a base da próxima revolução industrial, um verdadeiro marco na ciência, mas, são poucos os estudos e ações relacionadas aos impactos desta nova tecnologia, em especial à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente.


A Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP, comissão que revisa e elabora normas de segurança e saúde do trabalhador, tem a participação de representantes das bancadas do governo, do patronato e dos trabalhadores.

 

As alterações ou criação das normas regulamentadoras passam primeiramente por esta comissão que discute as necessidades de se introduzir na pauta determinado assunto, sua ordem de prioridade, entre outras questões.

 

A Comissão, que se reúne a cada dois meses, tem como objetivo discutir temas importantes apresentados pelas três bancadas participantes, focados na segurança e prevenção para os ambientes de trabalho, que serão objeto de elaboração de novas normas regulamentadoras, revisão das normas já existentes ou outras recomendações.

 

Na 88ª reunião que aconteceu no final de março, com a participação do presidente da Fundacentro, Paulo Arsego, Maradona, coordenador da bancada dos trabalhadores na Comissão, Robson Spinelli Gomes, diretor técnico e Arline Arcuri, pesquisadora da entidade, um dos pontos levados para a reunião foi a inserção do tema nanotecnologia junto às outras pautas da CTPP.

 

A pesquisadora que coordena o projeto de nanotecnologia na Fundacentro realizou palestra e destacou a importância de elaboração de uma nota técnica que possa alertar sobre os potenciais riscos à saúde dos trabalhadores.

 

A nanotecnologia também é discutida na Fundacentro em São Paulo, por uma comissão mista, coordenada pela pesquisadora Arline Arcuri, e a participação de representes de diversas entidades como a Federação da CUT, Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Força Sindical, Dieese, Diesat, IIEP, RENANOSOMA, Fundação Oswaldo Cruz, entre outras.

 

Além de estudar e discutir os riscos da nanotecnologia nos ambientes de trabalho, formular pesquisas sobre os impactos das novas tecnologias na precarização do trabalho, a comissão promove a criação de materiais específicos - história em quadrinhos -destinado aos trabalhadores de diferentes categorias e realiza cursos de capacitação voltados, principalmente, a trabalhadores e dirigentes sindicais, com o objetivo de multiplicar o conhecimento e o interesse pelo assunto.


Foram editadas as HQ: “Nanotecnologia O Transporte para um Novo Universo”, “Nanotecnologias: Maravilhas e Incertezas no Universo da Química”, “Nanotecnologia: Um universo em construção”, “Nanotecnologia: no campo”, e “Nanotecnologia nos alimentos”.
Em fase de término, em breve será lançada a HQ voltada ao ramo metalúrgico.

 

Voltar para Informes Técnicos