02/04/2019

Pesquisa dirigida aos Técnicos de Segurança do Trabalho

Publicada no site do SINTESP, a pesquisa foi disponibilizada até final de novembro passado. Por meio de um questionário os participantes puderam responder questões que foram elaboradas com base em 10 fatores-chaves, preparadas pelos pesquisadores da Fundacentro, selecionados a partir de revisão bibliográfica, que foram:

1)      Dever de cumprimento das leis e regulamentos pertinentes;

2)      Risco do empreendimento ser fiscalizado, multado ou interditado;

3)      Risco de ação civil ou criminal em caso de acidente do trabalho, incluindo ação regressiva acidentária para ressarcimento do INSS;

4)      Flexibilização da alíquota de contribuição obrigatória referente ao Seguro Acidente do Trabalho;

5)      Existência de políticas ou diretrizes corporativas em SST;

6)      Evitar prejuízos com acidentes (afastamentos, despesas médicas, paralisação da produção, avaria em equipamentos etc.);

7)      Possibilidade de ocorrer publicidade negativa da empresa em caso de acidente do trabalho;

8)      Pressão ou recomendação dos trabalhadores e suas representações para a melhoria da SST;

9)      Recomendação ou expectativa dos acionistas, clientes ou fornecedores para a melhoria da SST;

10)   Iniciativas governamentais de sensibilização ou difusão de informações em SST.

Resultados da pesquisa

O resultado desse trabalho foi contextualizado no artigo aprovado para apresentação no “International Symposium on Occupational Safety and Hygiene - SHO 2019”, que será realizado nos dias 15 e 16 de abril em Guimarães – Portugal.

O artigo será publicado no SHO2019 Proceedings Book (livro editado pela SPOSHO com ISBN).

Os pesquisadores da Fundacentro estão avaliar o desenvolvimento de uma segunda etapa para o aprofundamento dos resultados obtidos.

Clique para baixar o arquivo do resultado