Bem-vindo, quinta-feira, 28 de março de 2024.

31/07/2017

SINTESP promoveu comemoração pelos 45 anos de SESMT

Como faz todo ano, os profissionais que compõem os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, foram reconhecidos e homenageados pelo SINTESP

Este ano, o SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, completou 45 anos de criação. Para consolidar esta marca importante, nos reunimos para mais uma grande confraternização no dia 27 de Julho, na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, juntamente com todos os atores que compõem esta Equipe Multidisciplinar, que foi criada justamente para trabalhar em favor da integridade física e saúde de todos os trabalhadores.

Já é uma tradição o SINTESP realizar, com os demais profissionais do SESMT, um dia de homenagens e reflexões sobre nosso papel de agentes multiplicadores. O presidente do SINTESP, Marcos Ribeiro, o Marquinhos, destacou que os profissionais do SESMT sempre procuram criar, dentro das organizações públicas e privadas, uma cultura prevencionista e, ao mesmo tempo, se colocar na vanguarda da defesa da integridade física e qualidade da saúde dos trabalhadores nos ambientes de trabalho.

Durante a solenidade, que contou com as presenças de Luiz Carlos de Oliveira, o Luisinho, presidente do Dieese; Armando Henrique, diretor do SINTESP e presidente da FENATEST; Cleonice Caetano de Souza, secretária de Segurança e Saúde do Trabalho da UGT; João Scaboli, do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador da Força Nacional e da Fequinfar; Robinson Leme, diretor de SST da Feticon; Elenildo Queiroz, o Nildo, do Diesat; destacaram a importância do evento para reforçar a importância das ações prevencionistas nos ambientes de trabalho e o papel dos profissionais do SESMT para as melhorias que já foram alcançadas até hoje.

Desde a criação deste Serviço Especializado, que ocorreu no ano de 1972, época em que o nosso país já havia se consagrado como tricampeão mundial de futebol, recebemos também, nesta mesma década, um malfadado título: o de campeão mundial de acidentes do trabalho, atingindo a marca de mais de 1 milhão e 700 mil  acidentes. Após a criação do SESMT pudemos comprovar, através de dados estatísticos, que houve uma significativa redução em relação às ocorrências de acidentes, que refletiram também para diminuir as mazelas sociais tais como: mortes, mutilações, sequelas e doenças ocupacionais, que causaram tantas dores e sofrimentos aos familiares destes acidentados, impactando diretamente no custo Brasil.

Outro fator que foi muito pontuado nas falas referiu-se ao momento de mudanças controversas que o país está passando e que vão afetar negativamente a vida de todos os trabalhadores, especialmente por causa das reformas realizadas pela classe política, aprovando a lei da Terceirização total dos trabalhadores nos ambientes de trabalho; a Reforma Trabalhista, que retira em grande parte os direitos adquiridos há tempos para a salvaguarda da segurança e saúde dos trabalhadores. “Para completar, notamos o descaso para com os representantes dos trabalhadores, que são os sindicatos por categoria, e com isso, agora, mais do que nunca, torna-se necessária a União entre todos os profissionais integrantes do SESMT: Engenheiros de Segurança, Médicos do Trabalho, Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagens e, nós, os Técnicos de Segurança do Trabalho. Em nosso evento comemorativo ficou claro que essas reformas irão nos prejudicar e até mesmo causar rupturas irrecuperáveis na área de Segurança e Saúde do Trabalho”, declarou Marquinhos.

O tema foi destaque na programação do dia com a palestra “Impactos Negativos da Terceirização e Reforma Trabalhista na SST”, proferida por Vitor Pagani, do Dieese, que mostrou um histórico das reformas, como foram construídas, como estão os processos atuais e andamentos, bem como os pontos que são mais relevantes para a atenção da classe trabalhadora e representação do movimento sindical.

Também compôs o evento algumas homenagens aos profissionais que são referências na área. Este ano, o SINTESP homenageou o TST Walter Finatti Jr.; o engenheiro do Trabalho, Gianfranco Pampalon, que também é auditor fiscal do MTE; o médico do Trabalho, Dr. José Carlos Carneiro; a enfermeira do Trabalho, Maria Laura B. Apparecida; e prestou uma homenagem especial à Reynaldo Lenci, diretor da empresa Meio Equipamentos.

Ao final os presentes foram recepcionados com um bolo de aniversário pelos 45 anos do SESMT e coquetel comemorativo.

Veja galeria de fotos